domingo, 6 de dezembro de 2009

Grafite e moda




Em agosto de 1988 morria Jean-Michel Basquiat, um dos destaques da cena cultural de vanguarda dos anos 80. Ao lado de Andy Warhol e Keith Haring, Basquiat se tornou um dos principais representantes da Pop Art (tendência artística dirigida às massas, que usava assuntos comuns do dia-a-dia como conteúdo) através da estética do grafite. Sem nunca abandonar a essência da arte de rua, este atormentado artista de nome francês, porém de origem porto-riquenha-havaiana, consagrou o grafite como uma forma legítima de expressão artística.


Os rapazes do Flesh Beck Crew, coletivo carioca formado por cinco amigos, fizeram sucesso levando o grafite para as passarelas do Fashion Rio. Na seqüência, foram contratados pela grife de jóias HStern e pela estilista Elisa Conde para decoração de lojas e vitrines. A grife de streetwear Manifesto 33 1/3, do cantor Marcelo D2, acompanhou a tendência mantendo várias peças assinadas pelo renomado artista Flip. Na vitrine da loja da Melissa, em São Paulo, dois modelos são exibidos com destaque: as sandálias vermelhas com desenhos de Titi Freak - egresso do underground paulistano e responsável também por trabalhos para All Star/Converse - e o tênis criado por Jana Joana, artista plástica e grafiteira com fama internacional.


Para decorar a rampa de entrada do prédio da Bienal, na semana de moda de São Paulo - a SPFW, a parede branca foi dividida entre três artistas. Cada um ganhou como tema as criações de um costureiro francês para se inspirar. Eles pintaram inspirados nas criações de Dior, Saint Laurent e Pierre Cardin.O trio criativo V, ficou com Christian Dior. Eles pegaram carona no conceito do New Look e neste luxo absoluto que Galliano, o atual estilista, imprime a marca.Rodrigo Bueno pinta Yves Saint Laurent. Está fazendo uma releitura do smoking feminino do estilista, que ousou colocar as mulheres em calças e num traje tipicamente masculino.A artista Pipa está pintando Pierre Cardin e suas inovações futuristas para a moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário